História do Karate

História do Karate

Origem espiritual

Daruma Daishi, oriundo do sul da Índia, da tribo Baramon, saiu da Índia por volta de 500 a.c. para difundir entre os chineses o Shaolin Chuan-Fa (Kenpo) quando fora doutrinar o Budismo. 

Na China, capital Chien-Kung, em Liang, Daruma, teve uma audiência com o imperador Wu que se mostrou interessado em assimilar os ensinamentos dos preceitos Zen. Desde então ficou conhecido como o "Imperador com a mente de Buda". Factos esses registados nas famosas escrituras Zen chamadas "Hekigannoku".

Daruma rumou para o norte da China na região de Wei, em Tung Shan, onde passou noves anos enclausurado no mosteiro Shaolin a praticar meditação religiosa (Zazen). Nesta época passou a ensinar os preceitos Zen a três discípulos, Dorin, Doiku e Keika. Porém, estes estavam muito enfraquecidos, física e mentalmente, pelas práticas diárias do Zazen exigidas pelo mestre. Foi aí que Daruma fez compreender o significado do equilíbrio, onde o espírito e o corpo devem ser unidos e que para haver um verdadeiro progresso espiritual não podemos deixar fraco o corpo material. Somente com o treino do corpo e da alma poderemos transcender a uma elevada perfeição espiritual. Esta doutrina denominou-se Ekikin-Kyo, na qual se baseia o Kenpo Chinês (divulgado pelos monges do templo Shaolin). A doutrina de Daruma foi logo assimilada pelo Japão, principalmente pela casta dos militares (Samurais), na era Kamakura (1191-1230 a.c.). O Zen tornou-se a base da formação espiritual e bélica dos guerreiros originando assim o código do Bushido japonês. Daí se vê a relação entre o Karate e os ensinamentos espirituais do Zen.

Os ensinamentos de Daruma Daishi são reconhecidos pelos historiadores como a base do Kung-Fu Shaolin.

Origem do Karate – Okinawa

Uma arte marcial antes praticada secretamente na Ilha de Okinawa (sul do Japão) por pessoas comuns que estavam proibidas de portar armas e, por isso, defendiam-se de mãos vazias.

Havia três núcleos de “Te” (mãos) em Okinawa. Estes eram as cidades de Shuri, Naha e Tomari.

  • Shuri-te

                                                    

                       (Sakagawa)                                    (Sokon Matsumura)                                      (Anko Itosu)

 

Sistema produzido por Sokon Matsumura (discípulo de Sakagawa). Sokon era um especialista em Kung-Fu chinês e arte da vara. Estudou também esgrima japonesa (Jigen-Ryu) de Satsuma.

Conta-se que Matsumura implementou a Makiwara no Karate.

Anko Itotsu, discípulo de Matsumura, foi o responsável pela introdução da arte nas escolas públicas de Okinawa.

Shuri-te foi o percursor dos estilos japoneses que eventualmente vieram a chamar-se Shrorin-Ryu, Shotokan-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu.

Este estilo era caracterizado por movimentos rápidos e em linha recta. Exigia uma gestão de técnicas e esforço. Era um estilo bastante ofensivo.

 

  • Naha-te

                                                        

                                                      

                    (Seisho Arakaki)                                 (Kanryo Higoanna)                                       (Chojun Miyagi)

Naha era uma cidade que tinha muitos cidadãos naturalizados da China. Esta foi uma cidade próspera pelo seu porto comercial. Assim, a troca de artes marciais foi rapidamente realizada pelas idas e vindas dos chineses.

Seisho Arakaki desenvolveu o Naha-te e o estilo tornou-se popular devido aos esforços de Higoanna e o seu mais famoso aluno, Chojun Miyagi.

O karate Goju-Ryu foi criado a partir de Naha-teI pelo Sensei Chojun Miyagi através da sua ida à China para estudar.

As técnicas deste estilo eram formadas principalmente por técnicas velozes e de curto alcance, com movimentos circulares e fluidos. Posturas baixas eram também uma característica patente.

 

  • Tomari-te

                                                 

                   (Kosaku Matsumora)                                   (Chokki Motobu)                                          (Chotoku Kyan)

A história de Tomari-te é bastante ambígua em relação a Shuri-te e Naha-te. Embora tenha deixados alguns Katas, tais como Kushanku de Chatanayara. Havia poucas pessoas que praticvam o Tomari-te. Por exemplo, Kosaku Matsumora que é conhecido como especialiste de Tomari-te, treinava Shuri-te em pararelo.

Tomari-te foi desenvolvido juntamente por Kosaku Matsumora e Kosaku Oyodomari.

Matsumora ensinou Chokki Motobu e Oyodomari ensinou Chotoku Kyan – dois dos mais famosos mestres da época.

Tomari-te possui características dos estilos Shuri-te e Naha-te, contando com técnicas lineares e circulares. Os movimentos são feitos numa linha central que deve ser usada para atacar e defender.

 

Em suma:

- Da capital Shuri (região sul de Okinawa) surgiu o Shuri-te (mão do sul ou estilo do sul). Sistema de luta que valorizava a velocidade.

- Da cidade comercial Naha (Okinawa) surgiu o Naha-te (mão do norte ou estilo do norte). Sistema de luta que valorizava a força. Este deu origem ao estilo Goju-Ryu de Karate.

- Da cidade portuária Tomari (Okinawa) sirgiu o Tomari-te (mão do centro ou estilo do centro). Sistema de luta que, na verdade, é uma fusão dos estilos de Shuri e Naha.

- Shuri-te e Tomari-te deram origem aos estilos já mencionados (Shorin-Ryu, Shotokan-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu). Porém, o estilo ou sistema de luta desenvolvido em Okinawa que era conhecido além fronteiras era o Okinawa-Te (mão de Okinawa).

- Okinawa-te manteve-se até por volta de 1936, até que, com o evento “conflito sino-nipónico” (Guerra entre China e Japão) foi criada a palavra Karate (mãos vazias) e um grande mestre da época, Guishin Funakoshi, considerado o Pai do Karate Moderno, criador do estilo Shotokan-Ryu adoptou esta palavra para substituir a denominação de até então, permanecendo até hoje.